quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Prêmio de Risco: CDB Vs. Ibovespa

Na postagem de hoje vamos dar continuidade a análise de EQUITY PREMIUM avaliado na postagem anterior:


Anteriormente foi demonstrado graficamente o Equity Premium (Prêmio de Risco) para a economia Americana de 1925 a 2012, agora vamos avaliar se a mesma teoria pode se aplicar ao caso Brasileiro, objetivo este da minha dissertação de mestrado:


O principio teórico é o mesmo, onde eventualmente os ativos de risco apresentam taxa de retorno superior aos ativos livres de risco. Teoricamente isso se justifica pelo fato de que o prêmio de risco nada mais é que uma recompensa pelo risco corrido pelo investidor.

Desta vez teremos aqui dois gráficos, para ilustrar a teoria aplicada a um caso brasileiro. No primeiro gráfico (Bovespa Deflacionado) apresentamos parte do tratamento dos dados, a diferença entre o Índice Ibovespa Real e Nominal, e no segundo gráfico (Ibovespa e CDB Deflacionados) temos a avaliação do Equity Premium para estas duas variáveis.


Avaliando os gráficos nós podemos observar claramente que o índice Ibovespa sempre esteve flutuando em torno do CDB e que existe uma clara relação entre as duas variáveis, comprovando-se assim a teoria. Os princípios para essa oscilação em torno do CDB é a mesma da já avaliada na postagem anterior, onde em períodos de crise (crise do México/94, crise asiática/97, crise da Nasdaq/01 e crise Sub-prime/08) tivemos o Ibovespa abaixo do CDB, e em períodos de expansão ou de euforia após planos econômicos brasileiros (plano cruzado/86, plano verão/89, plano Collor/92 e plano Real) o Ibovespa passando a remunerar mais que o CDB.


É importante observar que o CDB sempre esteve muito próximo dos retornos do Ibovespa, em razão de que as taxas de juros da renda fixa no Brasil principalmente pós plano Real sempre foram muito elevadas, havendo a necessidade de que os ativos de risco tivessem retornos realmente muito altos. Com a Selic agora próximo de padrões internacionais com uma taxa próxima 7% a.a., e com o processo de estabilização da economia mundial pós-crise do Sub-prime e crise Europeia, o Ibovespa deve passar novamente o CDB e se manter acima por mais tempo, aos moldes do caso Americano.

Vale observar novamente que a teoria de Equity Premium se aplica apenas para períodos de longo prazo, porque a curto prazo o risco é muito grande.

Até a próxima e grande abraço a todos.

Mario Filizzola Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário